"Bellyrinas" em Portugal

Susana Amira
iniciou a sua formação em Dança Oriental em 2002 em Portugal e depois continuou a sua formação no Egipto, Espanha, Turquia e Inglaterra com os maiores mestres desta arte milenar. Frequenta regularmente Festivais Internacionais de Dança Oriental e viaja pelos países árabes em busca do aperfeiçoamento dos seus conhecimentos.
Dedicou-se igualmente ao estudo da Cultura e Língua Árabe, tendo frequentado aulas, durante dois anos, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Fez parte do Grupo de Dança Mahtab – Danças Étnicas e, em 2012, foi co-fundadora do Grupo profissional de Dança Oriental Sabaah Fusion.
Fundou ainda um grupo com as suas alunas RAQS AMIRA que actua também em diversos eventos e animações.
Actualmente actua a solo e em grupo em diversos eventos e animações e lecciona aulas regulares e workshops de dança oriental. Produz e realiza espectáculos de Dança Oriental.
Foi convidada a actuar como bailarina nos seguintes festivais internacionais:
East Fest 2010 em Lisboa, TribalLX 2011 em Lisboa, East Fest 2011, TribalLX 2012 em Lisboa, Gala Özgen 2012 em Barcelona, Gala Saida e Yamil 2012 em Lisboa, Gala Mohamed Shain 2012 em Lisboa.
Em Setembro de 2012, conquistou, com o seu grupo Sabaah, o 2.º lugar no Festival Internacional de Dança Oriental "Shimmy in th City", em Londres. As Sabaah tiveram também a honra de serem convidadas a participar na Gala do Festival Internacional de Dança Oriental em Barcelona, "Egipto em Barcelona", a decorrer em Fevereiro de 2013.
Foi ainda convidada a participar a solo e em grupo no Festival Internacional em Barcelona em Maio de 2013.
É instrutora de Pilates e Terapeuta de Reflexologia Podal.
http://www.facebook.com/susana.amira?ref=tn_tnmn
Onde pode aprender dança oriental:
- Espaço Dançattitude (Lisboa, Estefânia) Nível Iniciação Segunda e Quarta das 20h30 às 21h30 e Intermédio - Segunda e Quarta das 19h30 às 20h30.
- Academia Ai!A Dança (Loures) Terça e Quinta das 21h00 às 22h00.
- YogaMilPétalas (Prior Velho) Sábado das 10h00 às 11h30
Vânia Cezário
Professora e bailarina profissional há mais de 10 anos. Brasileira. Vive à 7 anos em Portugal,onde dança e ensina a arte da Dança do Ventre, ao nível do alto desempenho e qualidade.
Vânia Cezário Com formação nas melhores escolas do estado de São Paulo /Brasil em dança Clássica,Jazz,Tango,Samba,Forró,Salsa e Dança do Ventre.
Fundou a APDV(Associação Portuguesa da Dança do Ventre),que preside.
Onde se promove a formação profissional para bailarinas e espectáculos periódicos.
Joana Marques
Joana Marques teve o seu primeiro contato com a dança aos 4 anos, através do Ballet Clássico e praticou até aos 10 anos, passando depois para o estudo da música no Conservatório de Música do Porto, durante 4 anos.
Em 2007 descobriu a Dança Oriental e começou a ter aulas com a Professora e Bailarina Flor Coelho. Uns meses depois continuou o seu percurso ingressando no Curso Profissional de Bailarina, ministrado pela Professsora e Bailarina Vânia Cezário,na Associação Portuguesa de Dança do Ventre. Desde então que tem vindo a complementar a sua formação fazendo aulas e workshops com Professores nacionais e internacionais, tais como: Zaza Hassan, Raquel Cisne, Kahina Bellydance, Soraia Zaied,Ashraf Hassan, Mohamed Shahin, Dr. Mo Geddawi, Orit Maftsir, Yousry Sharif, Marcos Ghazalla, Lulu Sabongi e Jade El Jabel.
Em 2010 conquistou o primeiro lugar na categoria Solo Amador em Barcelona, no Festival Internacional Munique Neith e em 2011 conseguiu o 1º lugar no Concurso do Festival East Fest em Lisboa, na categoria Solo Profissional.
Apesar da licenciatura em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, Joana dedica-se a 100% à dança e acrescenta que ainda tem muito para aprender, mas também é isso que torna a arte da Dança ainda mais maravilhosa. O seu desejo é continuar a crescer e evoluir, sempre diginificando a arte da Dança Oriental.
Actualmente dá aulas de Dança Oriental em Vizela, Vila do Conde, na Alkimia Dance (Porto), no Parque Nascente Health Club (Rio Tinto), na Academia Pedro Sousa (Gulpilhares) e na A.P.D.V. (Porto).
Para mais informações sobre aulas e espetáculos:
joanamarques.oporto@hotmail.com
https://www.facebook.com/joana.m.bellydance
Sara Naadirah
Sara Naadirah é bailarina, professora, coreografa e um dos nomes mais respeitados e conceituados na Dança Oriental em Portugal. Começou o seu percurso na dança clássica com apenas quatro anos, tendo-se formado com distinção na Royal Academy of Dance. Ao longo dos anos, e como complemento à sua formação como bailarina clássica, estudou os mais variados tipos de dança até que, em 2001, experimentou a dança oriental que consegue arrebatá-la por completo.
Apesar de licenciada em Arquitectura, abdica do curso e passa a dedicar-se exclusivamente à prática profissional, ensino e divulgação/dignificação da dança oriental em Portugal. Desde finais de 2003, lecciona nos mais variadíssimos espaços de ensino em Lisboa, é convidada a dar workshops/cursos um pouco por todo o país e foi a primeira bailarina portuguesa a ser escolhida para a realização de um DVD de ensino e demonstração deste tipo de dança.
Desloca-se regularmente ao Cairo, (capital da dança oriental), a fim de aperfeiçoar a sua especialização junto dos melhores bailarinos e mestres desta arte. Com quase 10 anos de carreira, Sara Naadirah criou um estilo próprio, já inconfundível, produzindo e realizando os seus próprios espectáculos, cursos e workshops.
Saiba mais informações e onde aprender:
www.saranaadirah.com
www.saranaadirah.blogspot.com

Sem comentários: