Kyahara Yasmin




Nasceu em 1978 e cedo revelou a sua paixão pela dança. No entanto, foi apenas com 29 anos que se iniciou na Dança Oriental.
Iniciou o estudo de Dança Oriental em Setembro de 2007 através de aulas regulares na Academia de Dança “Shiva”, em Bragança, com a professora Naadirah Moreira, até Agosto de 2008;
Em Setembro de 2008 continuou o estudo de dança oriental com aulas regulares no ginásio “Brifitness”, em Bragança, com a professora Naadirah Moreira;
Participou no dia 20 de dezembro de 2008, no Porto, no “4º Workshop de Dança do Ventre” organizado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com a formadora Sónia Costa;
Participou no Workshop “Tribal Dance” em Bragança, no dia 21 de Fevereiro de 2009, com a professora Regina Nurenahar, seguidora do método das "Fatchance Bellydance" e "Carolena Nericcio", tendo o curso a participação dos percussionistas Salah e Felfelah que tocaram ao vivo, proporcionando assim, o acesso à base rítmica da dança.
Participou no Wokshop de Dança Indiana: «ODISSI DANCE» nos dias 20 e 21 de Junho de 2009, no Espaço PazPazes no Porto, com a professora Diana Rego.
Participou no Módulo II “Música e Ritmos”, do Verão Oriental que se realizou em Valladolid (Espanha), na Escola “Farah Diva”, durante o mês de julho de 2009, onde desenvolveu o seu conhecimento em maquilhagem de actuação e vestuário para bailarinas de danças orientais, num total de duas horas, com a professora Farah Diva.
Participou no Módulo III “Estilos y Fusiones”, do Verão Oriental que se realizou em Valladolid (Espanha), na Escola “Farah Diva”, durante o mês de julho de 2009, onde desenvolveu o seu conhecimento em flamenco-árabe, dança tribal, danças zíngaras e outras danças, num total de oito horas, com as professoras Farah Diva e Ajna.
Participou no Módulo IV “Elementos na dança Oriental”, que fez parte do Verão Oriental que se realizou em Valladolid (Espanha), na Escola “Farah Diva”, durante o mês de Julho de 2009, onde aperfeiçoou várias técnicas de manejo do lenço (véu e duplo véu), de asas de ísis e de bengala, num total de seis horas, com as professoras Zulima e Farah Diva.
Participou no dia 5 de dezembro de 2009, no Porto, no “8º Workshop de Dança do Ventre” organizado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com a formadora Sónia Costa;
Frequentou desde Novembro de 2009 até Maio de 2010 o “Master Class de Tribal ATS e Tribal Fusion” na Escola “Farah Diva”, com a professora Noemi Loranca (Noe) de Madrid;
Criou durante o ano lectivo 2009/2010, o projecto “Dança na Escola”, na Escola Secundária Abade Baçal, em Bragança;
Participou no dia 8 de Maio de 2010 em dois workshops pertencentes ao “Curso Intensivo Dança Oriental”, que se realizou em Coimbra, no Instituto Raio Azul, com a professora “Munique Neith”. O primeiro workshop teve a duração de duas horas e denominando-se “Técnica de Quadril para solo de percussão”. O segundo workshop denominava-se “Coreografia Clássica estilo Munique Neith” e decorreu também durante duas horas.
Participou no dia 20 de junho no Workshop “ Petite Jamilla Oriental”, que se realizou em Madrid, com a professora “Petite Jamilla”, pertencente às famosas “Bellydance Superstars”
Participou no Verão Oriental que se realizou em Valladolid (Espanha), na Escola “Farah Diva”, no dia 20 de julho de 2010, onde aperfeiçoou a técnica de manejo de asas de ísis com a professora Farah Diva.
Participou em janeiro de 2011, na II Rosa do Deserto, em Coimbra, onde realizou vários workshops com diferentes professores, nomeadamente: Petra Pinto, Horus, Denise de Carvalho, Sarah Naadirah e Marcos Ghazalla
Em março de 2011 participou num dos workshops do TribalFestLX, em Lisboa, com uma das mais famosas bailarinas de “Tribal Fusion”, a professora Sharon Kiara, pertencente às “Bellydance Superstars”.
Em julho de 2011, realizou o 1ºMódulo do Curso de Professoras Munique Neith, em Lisboa, com a duração de 10 horas, com a Professora Munique Neith, detentora da maior escola de Dança Oriental da Europa.
Em outubro de 2011, realizou o 2ºMódulo do Curso de Professoras Munique Neith, em Lisboa, com a duração de 10 horas.
Em dezembro de 2011, realizou o 3ºMódulo do Curso de Professoras Munique Neith, no Porto, com a duração de 10 horas.
Em março de 2012, realizou o 4ºMódulo do Curso de Professoras Munique Neith, no Porto, com a duração de 10 horas.
Em julho de 2012, participou no workshop com o tema “Moderno”, com o bailarino Yamil Annum (Argentina), em Lisboa, num total de duas horas.
Em julho de 2012, participou em Lisboa, no workshop com o tema “Drum Solo” com a bailarina “Saida” (Argentina), num total de duas horas.
Em outubro de 2012, participou no workshop com o tema “…..” com o Mestre da Dança Oriental Mohamed Shahin (Egipto), num total de duas horas.
Em fevereiro de 2013 participou em dois workshops, no Porto, com os temas "Om Kolthoum" e "Saiidi-Tahib Moderno",com a professora Joana Saahira of Cairo, num total de 6 horas.
Em abril de 2013 participou no Curso de Aperfeiçoamanto para Bailarinas de Dança Oriental com Amal Nahla, que se realizou no Porto.

Em janeiro de 2014 participou no Workshop de Amir Thaleb (Argentina)e de Randa Kamel, ambos inseridos no Festival de Dança Oriental "Egipto en Barcelona", organizado por Munique Neith. 

Em Março de 2015 participou no Workshop " ..."  de Saida Helou (Argentina) inserido no Oriental Weekend Portugal .

Recorre frequentemente à visualização de vídeos relacionados com a Dança Oriental de professoras mundialmente reconhecidas.
De forma a melhorar a sua performance como bailarina de dança oriental, frequentou aulas de ballet clássico Adulto, com a professora Luciula Zanella, durante quase dois anos.

Atualmente frequenta o Curso Profissional de Bailarina de Dança Árabe da APDV - método Vânia Cesário.
Leciona “Dança Oriental”, no Clube Académico de Bragança, desde setembro de 2009.
Em julho de 2013 organizou na cidade de Bragança o primeiro Festival de Dança Oriental do Nordeste - Sahara que contou com a presença de vários artistas nacionais, nomeadamente Diana Costa (APDV), Di Cesário (APDV) e Américo Cardoso.